domingo, 30 de maio de 2010

Formosinho, ovelhas e Galinhas

Dizia O Tintinaine há dias, "como o mundo é pequeno", referia-se ao tenente Saltão e também ao seu filho da escola Vicente Galinhas na foto em cima . Os dois fizeram comissões com ele no ultramar e a mim deram-me instrução na escola de fuzileiros, o Saltão não tenho grandes saudades do indivíduo, quase me ia atropelando com o Simca 1501 em Palhais por andar a correr fora do passeio. No que diz respeito ao Galinhas tenho uma grata recordação , pois não participou de mim e mais! Fez vista grossa a doze cantis, passo a explicar: parte da instrução de campo era feita na serra da Arrábida, golpes de mão, emboscadas diurnas e nocturnas, subir e descer a serra que normalmente era subir até ao Formosinho, estavamos a rações de combate e a água era um cantil por dia para beber e lavarmo-nos , ora o marujo nunca se enrasca e vai daí havia vários locais onde se "roubava" a dita, uma das vezes que me tocou levar doze cantis da minha secção fui caçado pelo Galinhas no bebedouro das ovelhas , como é natural dei à sola com quanta força pode, o homem nem me chamou, fez de conta que não me viu e mandou o motorista do jipe que andava a caçar grumetes que se aventuravam a sair do perímetro de instrução seguir em frente.

3 comentários:

TINTINAINE disse...

O Vicente é bom rapaz.
Já do Saltão não posso dizer a mesma coisa. Passei um ano com ele (entre outros oficiais) em Metangula e nunca nos aproximamos. Ele não gostava de misturas com a arraia miúda.

Anónimo disse...

Pelo que vejo todos nós nos confrontámos com gente que não merecia a água que bebia, eu até me sentia mal a contar algumas das peripécias que vivi na Escola, porque sei, que eu era uma boa prenda, mas vejo que mesmo os que levaram o Serviço Militar mais a sério também apanharam dessa gente.
Quanto á Arrábida o pior que lá me aconteceu foi o grande incêndio que lá ouve em 1965 ou 66, também por lá andei uma semanada a ração de combate.
Um abraço
Virgilio Miranda

lmdoliveira disse...

Pois é filhos da escola, andou por lá muito sacana, mas a grande maioria era boa gente com diz o Carlos. Não é por acaso que nós temos saudades da briosa, o que nos une é essa grande massa de homens de primeira água que tivemos o privilégio de conhecer e mais, continuamos a conhecer.