terça-feira, 30 de março de 2010

Catembe base naval


Aqui está fotografia do Sr. Francisco o ( perna agulha) cozinheiro da base naval, o senhor tem a bonita idade de 102 anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Camarada Oliveira
Também recebi o email pedindo informação e se possivél fotos do Catembe e da sua Base Naval.
E se não estou errado além do Comando Naval em Lourenço Marques,existiam as Capitanias em cidades costeiras com respectivo porto ou cais de acostagem,e só existia uma Base Naval (a única)em Metangula no Niassa.
Julgo eu que o pedido se refere a uma Capitania ou a algum aquartelamento de Fuzileiros existente no Catembe( que desconheço) durante o periodo da guerra colonial,como estiveste em Moçambique depois da minha passagem pelo mesmo, e já o visitas-te anos depois para matar saudades, peço que me elucides sobre a minha dúvida,e tenho quase a certeza que da nossa Marinha nunca houve Base Naval no Catembe.
Um Abraço
António Moleiro

lmdoliveira disse...

Moleiro
Penso que havia uma delegação do comando naval no Catembe se não era a sede da policia marítima anda lá perto, o local foi aproveitado pelos moçambicanos após a independência para sediar a escola de Fuzileiros de Moçambique .
Todas as capitanias tinham um comando naval, após 16 meses de Niassa fui para a ilha de Moçambique, o comando naval da ilha tinha como guarnição o Comandante na altura capitão tenente e um marinheiro fz e mais nada.
Grande vida a do marinheiro… ééééé.
Abraço filho da escola